A campanha #ComunicaçãoProfissionalFazADiferença traz dicas para as empresas que pretendem utilizar ou já usam as mídias sociais. Uma coisa é certa: mesmo que exista liberdade nesse ambiente, é preciso cautela com o conteúdo que a empresa pretende circular para seus seguidores e público em geral. Inevitavelmente, essa questão abrange a capacitação de quem está responsável por essa função.
A MultiComunicação orienta ainda que é fundamental o entendimento que em tempos de Facebook, a rede social mais popular no mundo, é preciso não confundir na hora de uma publicação o que é adequado para o particular e para o empresarial. Isso vale, sobretudo, para as pequenas e médias empresas que muitas vezes não contam com profissional específico para trabalhar em suas fan pages.
Rede social x mídias sociais
Os termos rede social e mídias sociais não são sinônimos. O primeiro deles é usado para o relacionamento de pessoas através de um grupo de amigos, como por exemplo o Facebook. Já as mídias sociais são as plataformas utilizadas para a comunicação de informações e têm como foco o conteúdo. Nesse caso, Facebook também pode ser usado, porém, com foco diferente, pois o que interessa para a empresa é comunicar as suas informações. Outra mídia social que se utiliza exclusivamente de conteúdo é o YouTube – funcionando como um canal para outros criadores.
O Facebook e o YouTube podem ser utilizados por uma empresa para fortalecer sua marca, produto ou serviço. Um vídeo institucional pode ser feito para o YouTube e replicado no Facebook. Isso significa que as mídias sociais estão interligadas e ampliam as possibilidades para alcançar os públicos de interesse.
Facebook e YouTube
No Facebook mantemos um perfil pessoal que possibilita o relacionamento com redes de amigos. Nele podemos postar fotos, dizer o que queremos naquele momento com a resposta à pergunta: “No que você está pensando?”. Assim, nossos amigos ficam sabendo de nossas ações e podemos saber a respeito deles.
O YouTube tem sido o maior propagador de influenciadores digitais na atualidade. Grandes empresas dos segmentos mais variados estão investindo no potencial de youtubers famosos como Camila Coelho, que posta vídeos com dicas de maquiagem e Camila Coutinho, que teve o seu site “Garotas Estúpidas” eleito o quarto blog de moda mais influente do mundo em 2013 e utiliza o YouTube para fazer circular os conteúdos.
- Tenha cuidado para elaborar conteúdo com qualidade sempre.
- Não confunda perfil pessoal com fan page empresarial.
- Não esqueça que as diferentes mídias sociais se complementam.
- Opte por profissional capacitado para produzir o conteúdo de sua empresa.
- Não descuide com as particularidades de cada mídia social.
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