Administrar um negócio requer conhecimento e capacitação constante, inclusive quando o momento econômico brasileiro exige uma gestão mais controlada. Advogados interessados em aprofundar conhecimento no assunto vão ter a oportunidade durante o “Advocacia em Ação – Workshop em Gestão e Estratégia”. O evento acontece no dia 9 de maio, às 18h, no Intercity Premium Porto Alegre (Avenida Borges de Medeiros, 2145). O administrador Flávio Paim, especialista em Marketing, ministra e promove o treinamento com o apoio da MultiComunicação.
O sócio-fundador do Camargo & Giovaneli Advogados Associados, Carlos Giovaneli Pereira Jr., participou da edição do evento em Passo Fundo, em 31 de janeiro, e destaca a necessidade de reflexão do atual conceito de escritório advocatício. “Apesar de ainda ser um paradigma difícil de ser quebrado, é imprescindível compreender que um escritório de advocacia deve ser gerido com rígido controle de fluxo de caixa e gestão de empresa, sendo necessário deixar ‘de lado’ o conceito clássico de quem se preocupa apenas com o ingresso de novas ações e sua tramitação”, assinala o profissional, que atua na área do direito empresarial nos escritórios do grupo em Passo Fundo, Florianópolis e Porto Alegre.
Outros assuntos destacados pelo advogado foram finanças e marketing jurídico. Em termos de finanças, ele cita uma tendência por parte dos advogados de não terem controle do fluxo de caixa, dos custos fixos e das variáveis de um escritório, considerando apenas as receitas sem controle das despesas. “Também é comum em grande parte dos escritórios, sobretudo nos mais clássicos, misturar as finanças pessoais do empreendedor ou dos sócios. Muitas vezes, os envolvidos só se dão conta que estão numa situação financeira ‘complicada’ quando já é tarde demais”.
A respeito do marketing jurídico, Pereira Jr. diz que o workshop serviu para elucidar a abrangência do conceito. “Quando se pensa em marketing, normalmente vem em mente a publicidade, que é uma questão extremamente delicada diante das regras ortodoxas contidas na Lei nº 8.906/94 e no Código de Ética da advocacia. Mas, o workshop esclareceu que pelo marketing jurídico existem alternativas para ‘aparecer’ num mercado tão competitivo e dotado de regras que limitam a publicidade”.
Conteúdo
Além de gestão estratégica, finanças na advocacia e marketing jurídico, o workshop trata ainda de macrotendências globais e suas relações com o mercado brasileiro, estratégias de crescimento, perspectivas do BSC aplicadas a escritórios de advocacia, planejamento estratégico com mapa estratégico, gestão de pessoas, produtividade, finanças, marketing jurídico e vendas, posicionamento estratégico e Canvas para advocacia.
O evento é intensivo e o conteúdo passa pelas quatro dimensões essenciais de um negócio jurídico: pessoas, produtividade, marketing e finanças. Cabe ao BSC, segundo Paim, unir os pontos dessas quatro perspectivas e que o seu bom gerenciamento permite o desenvolvimento de um escritório com alcance de resultados e otimização. “Uno ideias que funcionam e podem ser utilizadas sem que os advogados corram qualquer risco de sanção junto ao seu cliente”, detalha. No workshop, os participantes serão estimulados em exercícios práticos destinados à inovação e estratégia de negócios. É possível fazer por aqui a inscrição no evento.
Sobre Flávio Paim
Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de gestão, comercial e marketing, Flávio Paim é vice-presidente da Associação dos Administradores do Planalto Médio na gestão 2016/18. O consultor é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA pela IMED. Alguns dos treinamentos do profissional estão os cursos de Formação de Consultores, de Licitações, de Interpretação e Implantação da norma NBR ISO 9001:2008, Gestão da Qualidade, Marketing Jurídico e Avaliação de Empresas, entre outros.