A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos. Assim, precisamos estar bem para enfrentar os desafios e dificuldades da vida, ajudando-nos a lidar melhor com a ansiedade e o estresse, entre outros problemas, provocados pela aceleração do mundo moderno. Conheça a campanha Setembro Amarelo!
Neste mês, acontece o Setembro Amarelo, uma iniciativa que alerta para os riscos de adoecimento pela falta de autocuidado. A campanha é realizada desde 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para prevenção ao suicídio.
Além disso, a iniciativa traz como lema ”A vida é a melhor escolha”. Conta com diversas ações de conscientização, como pontos turísticos iluminados com a cor amarela em diversos pontos do país, como o estádio Beira Rio (foto), em Porto Alegre (RS).
O governo federal também instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (lei 13.968/19). Ele alterou o Código Penal (lei nº 13.819/19), para criminalizar o induzimento, instigação ou a automutilação de criança ou adolescente. Ainda desestimula a criação de grupos na internet/redes sociais, que incentivam jovens a lesar o próprio corpo ou sua saúde.
O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio ocorreu em 10/09, mas a conscientização e o autocuidado consigo e com os outros deve acontecer todos os dias. Então, a MultiComunicação se une a esta corrente do bem. Traz conteúdos especiais sobre a importância de cuidar da saúde mental, para ter uma vida mais feliz e um trabalho mais equilibrado. Acompanhe também nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!
Setembro Amarelo mostra como pedir ajuda
É importante se sentir bem e atento aos sinais do corpo (como dor de cabeça, perda frequente do sono, falta de apetite ou apetite exagerado), pois alerta para a mudança e/ou tratamento.
Também é importante manter uma rotina saudável, que inclua uma alimentação balanceada e atividade física regular, além de descanso, hobbies e lazer. Ao contrário do que a vida propõe (trabalho, casa, família e estudos, entre outros compromissos), você não precisa fazer tudo sozinho (a).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, foram mais de 700 mil suicídios foram registrados no mundo em 2019. No Brasil, são 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sempre há uma saída, peça ajuda!
Tenha uma rede de apoio. O Centro de Valorização da Vida, por exemplo, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. Atende quem precisa, sob total sigilo por telefone pelo número 188, e-mail e/ou chat, 24 horas por dia. Saiba mais pelo site CVV | Centro de Valorização da Vida.
Conheça nossos produtos e serviços. Entre em contato!