Janeiro é, para muitos, sinônimo de férias, assim como de recomeço. Representa uma mudança de ciclo, época de planejamentos e dar o startup em “promessas” em prol de novos hábitos. Para o Instituto Janeiro Branco, este mês é como uma página em branco, prestes a ser escrita, de acordo com as nossas escolhas. Neste mês, também acontece a campanha Janeiro Branco, realizada pelo Instituto Janeiro Branco, sobre Saúde Mental. Este movimento se propõe à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.
Esta iniciativa, dedicada à promoção desta causa, virou a lei federal nº 14.556 em 25/04 de 2023, instituindo a realização de campanhas nacionais de conscientização da população sobre o tema, que abordam a promoção de hábitos e ambientes saudáveis, além da prevenção de doenças psíquicas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS ainda alerta sobre o alto risco do agravamento da situação no país: uma em cada quatro pessoas sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Esgotamento mental entre empreendedores
A alta carga de trabalho afeta muitos setores produtivos no país, devido ao excesso de tarefas diárias e tempo em que se fica frente a telas, além das atividades pessoais, que se somam às profissionais.
Isso tem aumentado os casos de ansiedade, estresse e depressão. O esgotamento mental entre empreendedores pode resultar na Síndrome de Burnout. É muito comum que os empreendedores trabalham demais e descansam pouco. A maioria quase não tira férias e trabalha, inclusive, aos finais de semana e feriados.
Quando há oportunidades de desacelerar um pouco, o celular e o notebook seguem ligados, para conferir e-mails, mensagens e checar se está tudo sob controle. O Burnout acontece quando o estresse diário excessivo, aliado a poucas horas de sono, alimentação desregulada e uma dieta desequilibrada, começa a causar o esgotamento.
Campanha Janeiro Branco: bons hábitos ao longo do ano
Na MultiComunicação, a dedicação aos projetos e clientes é contínua, mas a jornalista Cláudia Boff mantém hábitos que a ajuda a reduzir o estresse. Ela realiza caminhadas em áreas verdes, pratica yoga regularmente, assim como faz aulas de ritmos.
Mesmo trabalhando em home office, ela sabe da importância de ter uma agenda externa, com momentos de lazer, terapia, cursos e leituras, além de outros eventos, que ampliam o networking, garantem a socialização e estimulam a criatividade.
Ela também busca manter uma alimentação natural, com lanches saudáveis, bebe água regularmente, pratica a gratidão e o autoconhecimento, enquanto produz conteúdos e realiza outras ações para a empresa.
Não descuide da sua saúde mental e esteja atento a quem está ao seu redor. Mantenha a sua saúde mental em dia enquanto há tempo, alerta O Instituto Janeiro Branco na campanha Janeiro Branco 2024.
Conte conosco em projetos de comunicação e marketing de conteúdo, tendo +conteúdo, +estratégica, +valor e +resultados, para crescermos juntos. Converse conosco sobre as suas demandas por aqui. Vem ser MULTI você também.