O banco Itaú é a marca mais valiosa do Brasil em 2024, conforme a Kantar BrandZ. Estimada em US$ 7,3 bilhões, ela corresponde a 9% do ranking, composto pelas 50 marcas mais valiosas. Por conta disso, o valor de todas as marcas juntas ultrapassam US$ 82,8 bilhões (ou seja, cerca de R$ 412 bilhões). Isso corresponde a um crescimento de 4% ao ano, de acordo com a Kantar.
A classificação se baseia nas opiniões de 10.800 entrevistados sobre mais de 396 marcas mais valiosas em 27 categorias. Todavia, quem também aparece no topo desta lista é a Brahma (US$ 6,6 bilhões), Skol (US$ 5,8 bilhões), Claro (US$ 5,7 bilhões) e Nubank (US$ 4,6 bilhões), respectivamente.
Entre as principais razões para as marcas mais valiosas se destacarem, estão ainda a resiliência, o marketing e o atendimento às necessidades dos consumidores.
Contudo, conforme o relatório, o setor de serviços financeiros no Brasil está passando por uma transformação com a chegada de fintechs que priorizam o digital, como o Nubank (5º lugar), e com clientes que priorizam acessar o banco de forma digital.
Com isso, bancos tradicionais tiveram que se reinventar, investindo em novas tecnologias e experiências do cliente para acompanhar a concorrência.
Ainda assim, em relação a ações ESG (sigla, em Português, para Meio Ambiente, Social e Governança), o relatório afirma que a preocupação das instituições brasileiras com a sustentabilidade cresceu, porém esta meta ainda não foi alcançada.
Além disso, a Natura, que ocupa a 12ª posição, é destaque em aspectos relacionados à Responsabilidade Ambiental e Social. A Kantar indica ainda que marcas que queiram construir uma boa reputação devem tratar bem seus funcionários e manter uma boa relação com seus fornecedores.
Mas, o que faz todas estas marcas se diferenciarem?
Contudo, este último estudo da Kantar BrandZ aponta a resiliência presente nas principais marcas brasileiras após momentos de incertezas e disrupção sofridos nos últimos anos tanto no país como nos mercados globais.
Além disso, elas estão voltando com uma retomada de crescimento similar aos anteriores da pandemia da Covid-19, investindo em novas campanhas, eventos e participando de festivais, para se engajarem junto aos consumidores. “As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, o que ajuda a equilibrar a classificação, para garantir que seja menos suscetível a oscilações econômicas”, afirma Milton Souza, CEO da Kantar Insight.
Do mesmo modo, entre as razões para o Itaú estar liderando o ranking das marcas mais valiosas pela terceira vez consecutiva, está a presença em diversos canais de comunicação, assim como o investimento relevante e constante no setor de marketing da instituição.
Para Souza, uma marca forte ainda cria valor ao se basear nestas três métricas:
- significativa (atende às necessidades das pessoas de maneira relevante e/ou construir afinidade);
- diferente (ser única e/ou definir tendências) e
- saliente (vem facilmente à mente).
Segundo o CEO da Kantar Insight, entre as 50 marcas, o Nubank ainda assim é a única marca que tem um bom desempenho em todas os critérios verificados.
Ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil
Contudo, a Kantar BrandZ listou as 50 marcas mais valiosas do Brasil. Assim, o ranking completo traz agora as seguintes empresas:
- Itaú
- Brahma
- Skol
- Claro
- Nubank
- Bradesco
- Vivo
- Localiza
- Petrobras-BR
- Antártica
- Amil
- Natura
- Globo
- Magazine Luiza
- Banco do Brasil
- Azul
- Gol
- Totvs
- Sulamérica
- Drogasil
- Unidas
- Caixa
- Droga Raia
- Original
- Oi
- Bohemia
- Rede
- Sadia
- Assaí
- Renner
- Seara
- Ipiranga
- Movida
- Embratel
- Havaianas
- Porto Seguro
- Kaiser
- Quero
- Atacadão
- Schin
- 3 Corações
- Casas Bahia
- Americanas
- Leão
- Ypióca
- Pagbank
- Pilão
- Brastemp
- C6
- Consul
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