A campanha internacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa começou nos Estados Unidos no início da década de 1990. A partir de 2002, o Brasil também apoiou essa causa, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade causada pela doença, que acomete mulheres em todo o mundo.
Da mesma forma, este tipo de câncer é o mais incidente na população feminina de todas as regiões brasileiras, com taxas mais altas no Sul e Sudeste. Estima-se 66.280 mil casos novos em 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Logo, a doença é uma das primeiras causas de óbitos entre as brasileiras.
Programações da campanha Outubro Rosa 2022
Após dois anos de pandemia da Covid-19, o Instituto da Mama RS (IMAMA RS) retomou as programações do Outubro Rosa com o IMAMA Run, em 1º/10. Neste sábado (15/10), terá o IMAMA Bike Day, com concentração na Usina Gasômetro, em Porto Alegre (Largo do Trabalho, 46), às 9h.
Já, em 29/10, acontece a Caminhada das Vitoriosas, com concentração no Parque Moinhos de Vento, também na capital gaúcha (R. Comendador Caminha, s/n), às 10h.
Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) promove a campanha “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, expressão que incentiva o autocuidado diário (saiba mais no site do INCA).
Ao mesmo tempo, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), anunciou este ano o tema #Perguntapraela, uma sequência de questionamentos que salvam (confere no site da FEMANA).
Autocuidado ajuda na prevenção da doença
A campanha Outubro Rosa reforça também sobre atitudes preventivas, como o cuidado com a alimentação, a prática de exercícios físicos e a realização dos exames anualmente.
Primeiramente, entre os sinais e sintomas mais comuns da doença, estão:
- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Contudo, ao notar qualquer um desses sintomas, busque auxílio médico.
A Multicomunicação apoia essa causa, compartilhando conteúdos, para que as mulheres possam se tocar e evitar a doença. Contudo, cuide da sua saúde todos os dias, previna-se.