Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama

Para conscientizar a população sobre os riscos do crescimento do câncer de mama no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) reforça suas ações de prevenção à doença. A campanha, realizada no Outubro Rosa, tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso ?” O objetivo da entidade é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, desmistificando alguns conceitos sobre esse grave problema de saúde pública.

Causado pela multiplicação de células anormais, que formam um tumor, o câncer de mama possui vários tipos, com desenvolvimento rápido, e outros, mais lentos. Conforme o Inca, são esperados 57.960 casos novos da doença em 2016 (cerca de 25% das notificações recebidas a cada ano). Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Campanha Outubro Rosa 2016

  • Busca enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • Para informar mulheres de 50 a 69 anos que é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • Traz a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • Esclarece os benefícios e malefícios do exame de rastreamento;
  • Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita da mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Confira o conteúdo completo da cartilha e outras informações em www.inca.gov.br.

#câncer #Inca #SUS #OutubroRosa #Mama #saúde #doença