A aproximação entre empresa, instituição ou indivíduo e público é realizada pela administração da informação via assessoria de comunicação – o tema da vez da campanha #ComunicaçãoProfissionalFazADiferença. Ela é subdividida em assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações públicas. O trabalho de assessoria de comunicação depende da elaboração da política de comunicação, do plano, do planejamento e da estratégia comunicacional.
A política de comunicação empresarial é definida por diretrizes gerais estabelecidas pela direção, pelo conselho diretor e pela presidência. Ela estabelece os princípios e os objetivos a serem perseguidos pelas atividades de assessoria de comunicação.
O plano é um documento escrito com os objetivos e a função de estruturar concretamente as principais ideias e programações para todas as atividades futuras da assessoria de imprensa. As funções dele concentram-se em: 1) avaliar as atividades de comunicação; 2) avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção; 3) programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela organização.
Já o planejamento de comunicação social se detém na elaboração por etapas, com bases técnicas, de planos e de programas comunicacionais, sendo que os objetivos definidos envolvem os seguintes aspectos: sazonalidade, efeitos da economia, controles legais e governamentais, presença ou ausência de monopólios, fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico.
Por fim, as estratégias são ações adotadas ordinariamente ou extraordinariamente, baseadas nas conclusões do planejamento e nas proposições do plano, para a construção dos produtos midiáticos que atendam às necessidades do assessorado. A estratégia é a escolha real sobre o que, como e quando fazer.
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