Final de ano é tempo de colocar a “casa em ordem”, rever as metas e se preparar para os desafios de 2017. O consultor Antônio Napole, da Kaiser Associates, diz que para alcançar o sucesso é preciso não misturar os planos pessoais com a vida profissional. “Pense primeiro no que você quer fazer dentro do seu ciclo biológico para depois planejar as metas da sua empresa”, ensina. Após, deve-se verificar o ciclo do seu negócio.
A primeira etapa, segundo ele, é reunir as pessoas que farão a sua empresa acontecer. O ideal é sair do seu ambiente de trabalho e fazer a reunião em local isolado, sem interrupções. “Descubra o ser da empresa, ou seja, o que se quer atingir, verificando o que é necessário para atingir esse sonho no futuro”, descreve. Em seguida, pense no que o impede de atingir esse estado, buscando as causas e os obstáculos para alcançá-lo. Ele completa que, na terceira etapa, é chegada a hora de elencar como se pretende resolver cada dificuldade. “Coloque no papel as ações, com metas e prazos, citando os responsáveis e recursos disponíveis”, observa.
“Planejar é pensar de forma sistêmica”, afirma Napole. É preciso estar atento às mudanças de cenário, verificando os impactos para o seu segmento e, consequentemente, ao seu planejamento estratégico. “O plano é vivo, por isso, ao menos uma vez por mês, veja se as suas metas são tangíveis”, aconselha. O consultor considera que o empreendedor é alguém que muda realidades para chegar aonde quer: “Empreender é transformar sonhos em realidade.”