Uma das datas comemorativas mais queridinhas está chegando: a Black Friday (25/11). Teremos ainda a Copa do Mundo 2022 (20/11 a 18/12), que também promete movimentar as vendas de final de ano.
De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), os dois eventos prometem alta de 12% nos negócios, em relação ao 1º semestre de 2012, o que representa um acréscimo de mais de R$ 20 bilhões na economia.
Nas últimas edições da Black Friday, que tradicionalmente ocorre na última sexta-feira de novembro, o comércio eletrônico ganhou muitos adeptos a esse formato de compras, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Por outro lado, mesmo com o retorno presencial, esse comportamento segue facilitando a vida de muitas pessoas.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor foi de R$ 73,5 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Nesse sentido, para as duas datas, a Neotrust prevê alta de 9% na receita em relação a 2021, chegando a R$ 174 bilhões.
Afinal, caso os seus resultados não tenham sido os melhores até aqui, apostar nestas datas é uma ótima chance de terminar 2022 com bons números. Mas, atenção, as promoções geradas precisam ser reais, senão a sua empresa pode ser taxada como “Black Fraude”.
Além disso, as estratégias variam, de acordo com o seu público, produtos e/ou serviços e o nicho do negócio. Assim, é possível fazer algo mais pontual, apenas na sexta-feira da Black Friday, ou aproveitar essas datas para lançar uma promoção ao longo de uma semana ou estender por mais tempo.
Estratégias para a Black Friday
Para se preparar para a Black Friday, é fundamental:
- Planejar suas ações;
- Definir objetivos e metas;
- Trabalhar algum lançamento e/ou para reduzir estoque;
- Fazer uma boa campanha para divulgar as datas e atrair antigos e novos clientes;
- Apostar em conteúdos de qualidade, que fortaleçam a sua marca.
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