Defender causas, “bandeiras” e opiniões tanto na vida pessoal como em sua área de atuação ajuda a definir quem é você. Esse tipo de posicionamento é fundamental, mas não será possível agradar a todos. Tratar de temas polêmicos, como quem deve pagar a conta em um jantar – caso recente ocorrido com o ator Caio Castro –, pode gerar uma grande audiência, mas pode abalar a sua imagem negativamente.
Esse assunto dividiu opiniões nas redes sociais, gerando debates entre famosos e demais internautas, que criticaram o artista por ser contra à obrigação de pagar os gastos em um encontro. A advogada Deolane Bezerra, por exemplo, ironizou: “Se está ruim para mim, imagina para quem pensa que pagar um jantar é sustentar uma mulher.”
A polêmica partiu do comentário de Castro em um podcast, que foi alvo de memes e ações publicitárias devido à visibilidade gerada. Ele optou por processar essas empresas, informando que as indenizações serão revertidas em cestas básicas às famílias carentes.
Crises de imagem acontecem, mas é preciso agir imediatamente, para que as proporções não sejam irremediáveis. O indicado é assumir o erro, quando for o caso, evitando bater de frente. O segundo passo é mostrar que você está interessado em resolver o problema e prestar a ajuda necessária aos atingidos.
Dificilmente, uma atitude tida como machista será vista de forma diferente. A estratégia do ator foi de se mostrar injustiçado, ao invés de estar aberto a diferentes opiniões. Ele preferiu “atacar” quem usou sua imagem indevidamente, buscando reverter a má impressão com uma mídia positiva, a partir de uma ação social.
Crises vêm e vão, mas o bom senso deve prevalecer, senão corre-se o risco de você ser cancelado nas redes.
Precisa de ajuda? Conte conosco para projetos de comunicação e marketing com mais conteúdo, estratégica e valor. Entre em contato e vem ser MULTI você também!
Foto: Facebook do Caio Castro