Se já não era indicado fazer esse tipo de ação, agora a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) está processando empresas que compraram seguidores. Duas delas são brasileiras e respondem por “engajamento falso”, vendendo curtidas, visualizações e seguidores fake no Instagram.
Começar nas redes sociais com milhares de seguidores é para poucos. Depende de um trabalho de reconhecimento de marca, que gere influência e presença digital. lsso não acontece da noite para o dia, embora alguns prefiram a ilusão de ter um público fabricado, com milhares de seguidores comprados.
Mais de 40 empresas nacionais também foram notificadas por praticar esse delito e devem ter contas desativadas no Instagram e Facebook. Conforme o site G1, “a prática, também conhecida como fazenda de cliques, viola os Termos de Uso da plataforma”.
Ao mesmo tempo que comprar seguidores custa caro, gera-se a expectativa de que os posts vão bombar, aumentando o alcance, para ser conhecido, atrair novos clientes e ganhar muito dinheiro!
Na realidade, você ganha milhares de bots, perfis inativos ou usuários falsos que não estão nem aí para o seu conteúdo. Sua taxa de engajamento cairá e só perderá com a falta de relacionamentos autênticos.
Além disso, perde-se a relevância para o algoritmo, colocando em risco até seus seguidores reais, que podem deixá-lo. Suas métricas de desempenho ficam distorcidas, desperdiçando tempo e dinheiro.
Mas se você ficar parado, não terá um acréscimo significativo de pessoas nas suas redes. O que podemos aprender com isso?
- Uma boa apresentação na biografia de suas redes faz toda a diferença;
- Tenha conteúdos de qualidade e constância;
- Curta, comente, salve e compartilhe posts também de outros;
- Incentive a interação em posts e stories;
- Patrocine alguns conteúdos para trazer novas pessoas;
- Invista em parcerias, inclusive em lives.
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