Defender uma causa e/ou “bandeira” requer identificação, que deve estar alinhada ao seu propósito de vida e, claro, do seu negócio e/ou marca. É importante ter em mente que nem todas as pessoas se identificarão com ela, o que pode fazer com que você perca alguns seguidores, mas poderá atrair outros que estarão mais conectados com a sua proposta.
Neste mês, considerado Setembro Amarelo, um dos temas que ganha destaque é o sucídio. Visto como tabu, por se tratar de quem tira a própria vida – muitas vezes por transtornos mentais –, o jornalismo por muito tempo preferiu não dar destaque a casos do tipo.
Como tratar de temas difíceis, como esse? Uma das formas é deixá-lo apenas como pano de fundo, sem julgamentos ou detalhes das mortes, para que não se corra o risco de qualquer forma de incentivá-lo.
Mostrar as causas de adoecimento, formas de prevenção e como pedir ajuda para tratar os transtornos gerados são informações importantes, que ajudam na conscientização e no engajamento da campanha. Você também pode promover suas próprias ações, como lives e palestras com especialistas, além de divulgar programações relacionadas à saúde mental.
Outros assuntos que merecem destaque, mas são delicados, são violência contra a mulher (falamos por aqui sobre ela no Agosto Lilás), inclusão, diversidade de raça, gênero e idade, além de problemas sociais, que exigem uma visão mais aberta e plural.
Nos próximos meses, teremos o Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama, e o Novembro Azul, chamando atenção para os riscos do câncer de próstata. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa corrente do bem, pois você pode fazer conteúdos relacionados para o seu nicho. Mostre empatia e conscientize seus clientes e demais parceiros.
Precisa de ajuda? Conte conosco para te ajudar tanto na estratégica como para produzir os seus materiais. Entre em contato pelo WhatsApp (51) 99678-6349. Vem ser MULTI você também.